Equipes de campo da Energisa estão realizando inspeções elétricas para manutenção preventiva de redes de energia e no entorno delas em Cuiabá e Várzea Grande. O trabalho preventivo faz parte do projeto contra os efeitos colaterais gerados por temperaturas extremas e temporais, cada vez mais frequentes em todo o estado.
Segundo o coordenador de construção e manutenção, Adativo Ferreira, está sendo feita uma força-tarefa de equipes preventivas para podas de árvores, troca de equipamentos e mapeamento da rede. Todo o serviço é realizado com equipes de linha viva, ou seja, preparadas para intervir na rede sem ter que interromper o fornecimento.
“Já mapeamos nesta etapa, mais de 400 serviços, entre eles a poda preventiva, com árvores tocando a rede ou muito próximas. Isso pode causar a interrupção ou a oscilação no fornecimento, além de acidentes sérios, com o rompimento de cabos em dias de chuva e ventos”, explicou Adativo.
O coordenador comenta também que o grande número de terrenos privados e sem cuidado acaba prejudicando toda a população. “Nós vemos essas áreas com árvores sem o menor cuidado. Além de ser um foco de roedores e insetos, tem esse aspecto da segurança. Manter as árvores cuidadas e as áreas limpas é um dever do dono”, completou o coordenador.
Os locais selecionados para a primeira etapa do mutirão preventivo são: Distrito Industrial, Jardim Universitário, Nova Esperança I, Jardim Passaredo, Coxipó, Santa Laura, São João de Rei, Jardim Imperial, CPA I, CPA II, CPA III, CPA IV, Primeiro de Março e Três Barras.
Fonte: Assessoria