O bilionário Elon Musk chamou neste domingo, 2, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) de “organização criminosa”. A declaração foi feita através da sua conta no X (antigo Twitter). Pouco depois, o presidente Donald Trump afirmou que a agência é “administrada por lunáticos radicais (e) vamos tirá-los de lá”. Também disse que está reconsiderando seu futuro no governo.
No mesmo dia, John Voorhees e Brian McGill, diretor e vice-diretor da agência, respectivamente, foram colocados em licença forçada pelo governo após impedirem que funcionários do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) acessassem documentos confidenciais. A conta da agência no X foi desativada e seu site permaneceu fora do ar no domingo.
A USAID é responsável pelo envio de ajuda humanitária dos EUA para outros países. Uma das primeiras ações de Trump ao retornar à Casa Branca em 20 de janeiro, foi congelar a ajuda de Washington a outros países por três meses, enquanto é determinado se os gastos são ou não do interesse do país.
Musk, que é o chefe do DOGE, chamou a agência de “organização criminosa” ao responder a um vídeo no a USAID acusada de supostamente estar envolvida “em trabalho sujo para a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA)” e em “censura” da “Internet”.
Em outro post, Musk, sem evidências, questionava aos seus seguidores se sabiam que “a USAID, (está) usando SEUS impostos, financiou pesquisas sobre armas biológicas, incluindo a Covid-19, que matou milhões de pessoas?”. O empresário não deu mais detalhes sobre as alegações, que autoridades do governo Joe Biden vincularam a uma campanha de desinformação russa.
Com ajuda internacional suspensa, trabalhadores humanitários dizem que há incerteza e que o impacto da medida já está sendo sentido entre países mais vulneráveis do mundo.
À frente do DOGE, Musk foi encarregado por Trump de cortar empregos no governo e o que ele vê como gastos desnecessários. Alguns relatos sugerem que o presidente republicano quer incorporar a USAID à estrutura do Departamento de Estado, mas sua equipe não respondeu a um pedido de comentário da AFP.
A USAID tem um orçamento de US$ 42,8 bilhões para ajuda humanitária e assistência ao desenvolvimento em todo o mundo. (Com agências internacionais).