Opinião

MÚSICA PARA CALAR A HOMOFOBIA

O fascínio de trabalhar com Rádio/TV fez com que eu me ingressasse na Universidade Federal de Mato Grosso no curso de Comunicação Social.

Lá, por diversas vezes, contribuí com os meus colegas de sala pela oportunidade de sermos profissionais despidos de qualquer preconceito, e que no futuro usassem o seu trabalho como uma ferramenta de transformação da sociedade. E muito mais do que informar, fazer com que as pessoas entendessem o respeito às minorias e que os Direitos Humanos fossem assegurados a todos.

Aqui no Rio de Janeiro encontrei meu amigo pelo qual tenho grande admiração – o Deputado Federal Jean Wyllys que publicou um texto divulgando uma ideia incrível para as rádios, então o reproduzo aqui na íntegra para que em Cuiabá seja adotada esta ideia tão bacana.

“No dia 25 de março aconteceu a primeira Parada Gay nas rádios de todo o Brasil. Neste ano, o Dia Nacional do Orgulho Gay contou com uma ação inédita para chamar a atenção das pessoas para a questão da violência homofóbica, que faz uma vítima no Brasil a cada 28 horas. Trata-se da Radio Pride Parade, uma ação que passou por diversas emissoras do País. Durante 24 horas, as rádios tocaram, em horários diferentes, playlists de artistas gays, em um movimento contra o preconceito e apoio à vida.

A ideia é fazer com que a influência de grandes nomes da música ajude a chamar a atenção sobre a importância de dizer não à homofobia. A criação foi da agência Ogilvy Brasil para a Billboard Brasil.

Essa playlist, selecionada com ajuda da revista, destacou alguns dos principais nomes do cenário musical – artistas gays do Brasil e de fora. A Parada Gay na Rádio aconteceu na quarta-feira, às 8 horas da manhã, em rede nacional pela Transamérica (100,1 FM em SP)  e seguiu para mais emissoras como: Continental FM e Super Nova (Sul), Cidade FM e 98 FM (Minas), entre outras, passando por vários estados.

Lembrando que a ideia é que mais e mais rádios participem e sem engajem na ação. Que juntas, essas rádios percorram milhares quilômetros e efetivamente se tornem a maior Parada Gay do mundo.”

‪Não é ótimo? Cuiabá poderia também ter participado.‬

Alguma rádio em Cuiabá pode abraçar esta ideia para ações também em outros dias?

 

Menotti Griggi

About Author

Menotti Griggi é geminiano, produtor cultural, militante incansável da comunidade LGBTT e semanalmente escreve a coluna ABCDEF...GLS no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do