Obra da dupla Goldschmied & Chiari foi jogada no lixo por faxineiro do Museion Bozen-Bolzano (Foto: Divulgação/Museion Bozen-Bolzano)
O museu italiano Museion Bozen-Bolzano restaurou uma obra de arte que havia sido jogada no lixo por um de seus faxineiros. No último sábado (24), um funcionário limpou a instalação "Dove andiamo a ballare questa sera?", dos artistas Goldschmied & Chiari.
A confusão aconteceu porque a obra é constituída por bitucas de cigarro, garrafas de champanhe vazias, confete e outros artigos de festa. O faxineiro pensou se tratar de restos de uma comemoração da noite anterior e até separou os componentes por material.
Segundo o museu, a obra é uma metáfora sobre a "era da abundância" da Itália dos anos 1980, um período de consumismo, especulação financeira, o advento da TV comercial e muitas festas.
"Nos arrependemos tremendamente do que aconteceu com o trabalho dos artistas: foi o resultado de um mal entendido com a equipe da companhia de limpeza", afirmou a diretora do museu, Letizia Ragaglia.
"essa não é a primeira vez que algo assim acontece no mundo da arte contemporânea, e mesmo assim acendeu um grande debate na mídia e nas redes sociais, em um nível internacional", afirma. "Isso serve para mostrar como a arte contemporânea é capaz de causar grande interesse, ou até de irritar as pessoas."
Fonte: G1