Tseran foi detido após ser flagrado dirigindo embriagado e sem carteira de habilitação, na BR-163. De acordo com informações da Polícia Civil, o acusado ainda conduzia um veículo com sinais de adulteração. A Justiça decretou a prisão preventiva do índio e ele foi encaminhado para Cadeia Pública de Água Boa (743 km da Capital).
Os Xavante chegaram a realizar um protesto em frente à Cadeia Pública da cidade no último domingo (23), mas ao saberem da transferência de Tseran decidiram realizar o protesto na manhã de hoje.
De acordo com informações do site de notícias local, Folha NX, os índios estão com os corpos pintados, simbolizando que estão prontos para o embate e empunhando flechas e bordunas. Eles exigem a liberação de Tseran, por entender que o índio foi preso por um “motivo pequeno”.
O advogado Wande Alves Diniz está no local tentando intermediar a soltura do índio. Policiais militares e civis também estão no local e acompanham o protesto. Por conta da manifestação, o Fórum não realiza expediente esta manhã.
Camila Ribeiro – Da Redação