Nesta sexta-feira (20) mais de 70 municípios mato-grossenses realizam a pré-conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação. O Dia D tem como objetivo revisar e adequar o Plano Estadual ao Plano Nacional, com metas e estratégias visando o aprimoramento educacional para o próximo decênio.
Participam da discussão representantes de todos os segmentos da área educacional, como diretores e dirigentes das escolas estaduais, municipais e particulares, gestores de instituições de ensino superior, representantes do sindicato dos profissionais da Educação, membros dos Conselhos Municipais, assessores pedagógicos, estudantes, pais ou responsáveis.
O secretário adjunto de Política Educacional da Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Edinaldo Gomes de Sousa, que também é representante do Fórum Estadual de Educação, destaca a importância da realização da etapa municipal.
“É um momento para promover o diálogo e o debate entre vários segmentos sociais sobre a educação. É um espaço de participação coletiva de suma importância para o aprofundamento democrático, o exercício da cidadania e a construção de uma solução educacional para o estado”.
Durante o evento, os municípios também devem realizar a eleição para delegados que irão representar cada município na Conferência do Plano Estadual de Educação, prevista para o período de 22 e 25 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Várzea Grande
Em Várzea Grande, a conferência municipal ocorreu nesta quarta-feira (18), no Anexo I da Secretaria de Educação, e reuniu durante todo o dia cerca de 200 pessoas.
De acordo com a subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Catarina Sena de Toledo, os trabalhos consistiram na leitura do texto básico do Plano pela comissão que propôs emendas que poderão ser aditivas, supressivas ou modificativas.
O texto foi encaminhado ao plenário para as deliberações. As emendas aprovadas por maioria simples foram encaminhadas via relatório para a comissão estadual. Também foram eleitos 35 delegados municipais.
“Reunimos representantes de todas as escolas municipais, estaduais, escolas conveniadas, instituições particulares e de ensino superior com unidades em Várzea Grande, além de representantes do sindicado, de todos os Conselhos Municipais, Guarda Municipal, vereadores e sociedade civil organizada para o debate democrático visando avançar na melhoria da qualidade de ensino para nossos alunos”, declarou.
Segundo a subsecretária, durante a Conferência, grupos foram formados pelos participantes que debateram as questões relacionadas ao Plano, subdivididas em sete eixos temáticos: Sistema Único de Ensino; Planos de Educação e Educação Básica; Plano de Educação e Educação Superior; Valorização Profissional; Plano de Educação e as diversidades; Plano de Educação e Educação inclusiva e Plano de Educação e financiamento.
A Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação está prevista na Lei 1011/2014 que instituiu o Plano Estadual de Educação de Mato Grosso (PEE) que apresenta 17 metas básicas previstas para garantir a qualidade da educação no Estado de Mato Grosso, além de possibilitar revisão a cada três anos.