A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) divulgou o calendário dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso (2017), que começam no mês de abril.
Os municípios que tiverem o interesse de sediar etapas dos jogos já podem informar à Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael). Os Jogos Escolares mobilizaram mais de 10 mil estudantes durante o ano passado.
No calendário estão confirmadas as datas e as regiões onde ocorrerão os jogos, que são divididos em 10 fases regionais e três fases estaduais. A primeira etapa será na região Oeste, de 26 de abril a 1º de maio. No momento, todas as regiões estão disponíveis para os municípios interessados em sediar jogos.
O secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, destaca que os municípios só têm a ganhar ao sediar o evento, já que a competição cria um movimento intenso, principalmente na rede hoteleira, no setor de alimentação e comércio em geral.
“São milhares de estudantes que se concentram numa única cidade. Além de competir, eles também vão para passear e consumir os produtos que a região oferece”, reforça o gestor.
O coordenador de Esportes Educacionais da Seduc, Manoel Fonseca, frisa que os jogos escolares são uma grande ferramenta de formação da personalidade do aluno. “Os jogos proporcionam o intercâmbio cultural entre os estudantes de diferentes regiões do estado. Além da competição, o evento também possui esse caráter pedagógico, no sentido de formar grandes cidadãos”, enfatiza Fonseca.
Como ser sede
Para se candidatar, a Prefeitura precisa protocolar um ofício na sede da Seduc, em Cuiabá. No documento, o prefeito deve colocar qual etapa dos jogos (regional ou estadual) a cidade deseja sediar.
Caso duas cidades ou mais manifestem o interesse em sediar uma mesma região, o processo será analisado pela equipe técnica da Superintendência de Esportes Educacionais. Conquista a vaga o município que apresentar melhor estrutura para ser sede do evento.
Novidades
Neste ano, a competição contará com duas novas modalidades: xadrez e ginástica rítmica. A inclusão do xadrez foi um pedido específico do secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon. Segundo ele, a modalidade melhora o desempenho do aluno em sala de aula, pois estimula que o jovem trabalhe a estratégica, a lógica, a concentração e o raciocínio rápido.
Já a inclusão da ginástica rítmica foi um pedido do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a todos os estados envolvidos na competição. Isso porque, conforme a entidade, o quantitativo de equipes na modalidade está muito baixo durante a etapa nacional dos jogos escolares.
“Além disso, a ginástica também pode ajudar no rendimento escolar, pois trabalha fundamentos como, coordenação motora, concentração, ritmo e música”, acrescentou o coordenador Manoel Fonseca.
Confira o calendário dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso de 2017.