Cidades

Municípios já podem se candidatar como sede dos Jogos Escolares 2017

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) divulgou o calendário dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso (2017), que começam no mês de abril.

Os municípios que tiverem o interesse de sediar etapas dos jogos já podem informar à Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael). Os Jogos Escolares mobilizaram mais de 10 mil estudantes durante o ano passado.

No calendário estão confirmadas as datas e as regiões onde ocorrerão os jogos, que são divididos em 10 fases regionais e três fases estaduais. A primeira etapa será na região Oeste, de 26 de abril a 1º de maio. No momento, todas as regiões estão disponíveis para os municípios interessados em sediar jogos.

O secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, destaca que os municípios só têm a ganhar ao sediar o evento, já que a competição cria um movimento intenso, principalmente na rede hoteleira, no setor de alimentação e comércio em geral.

“São milhares de estudantes que se concentram numa única cidade. Além de competir, eles também vão para passear e consumir os produtos que a região oferece”, reforça o gestor.

O coordenador de Esportes Educacionais da Seduc, Manoel Fonseca, frisa que os jogos escolares são uma grande ferramenta de formação da personalidade do aluno. “Os jogos proporcionam o intercâmbio cultural entre os estudantes de diferentes regiões do estado. Além da competição, o evento também possui esse caráter pedagógico, no sentido de formar grandes cidadãos”, enfatiza Fonseca.

Como ser sede

Para se candidatar, a Prefeitura precisa protocolar um ofício na sede da Seduc, em Cuiabá. No documento, o prefeito deve colocar qual etapa dos jogos (regional ou estadual) a cidade deseja sediar.

Caso duas cidades ou mais manifestem o interesse em sediar uma mesma região, o processo será analisado pela equipe técnica da Superintendência de Esportes Educacionais. Conquista a vaga o município que apresentar melhor estrutura para ser sede do evento.

Novidades

Neste ano, a competição contará com duas novas modalidades: xadrez e ginástica rítmica. A inclusão do xadrez foi um pedido específico do secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon.  Segundo ele, a modalidade melhora o desempenho do aluno em sala de aula, pois estimula que o jovem trabalhe a estratégica, a lógica, a concentração e o raciocínio rápido.

Já a inclusão da ginástica rítmica foi um pedido do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a todos os estados envolvidos na competição. Isso porque, conforme a entidade, o quantitativo de equipes na modalidade está muito baixo durante a etapa nacional dos jogos escolares.

“Além disso, a ginástica também pode ajudar no rendimento escolar, pois trabalha fundamentos como, coordenação motora, concentração, ritmo e música”, acrescentou o coordenador Manoel Fonseca.

Confira o calendário dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso de 2017.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.