Cidades

Município em ascensão é destaque em 5º lugar no ranking nacional

Com pouco mais de 55 mil habitantes, Lucas do Rio Verde tem se destacado nacionalmente em importantes setores, a exemplo da economia e educação, firmando-se como uma cidade promissora, que oferece qualidade de vida aos moradores.

Recentemente, foi considerado o quinto melhor município no Brasil para a prospecção de novos negócios. O estudo, encomendado pela revista Exame à consultoria Urban System, abrangeu cidades que possuem de 50 mil a 100 mil habitantes. Para a análise, foram considerados fatores como taxa de qualidade de vida e indicadores econômicos.

Resultado que, apesar de refletir o trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos, não deixa de surpreender a atual administração. “É gratificante ver que a imprensa nacional, através de empresas de pesquisa, encontram o nosso município entre os melhores dos pequenos municípios. Trabalhamos muito pra isso, mas não deixa de ser uma surpresa”, afirma o prefeito Otaviano Pivetta.  

No texto em que o ranking é apresentado, a Exame destaca que “as fazendas locais são responsáveis por 1% da produção nacional de grãos. A produtividade do campo atraiu agroindústrias como a BRF, que desde 2009 opera abatedouros de aves e suínos na cidade. Os investimentos expandiram a economia: o PIB per capita, de R$ 50 mil, é o dobro da média nacional”.

A primeira colocada no ranking foi a cidade de Vinhedo (SP), seguida por Paulínia (SP), Nova Lima (MG) e Jaguariúna (SP), que ficou em quarto lugar. Colocação que mostra a dinâmica e o desenvolvimento conquistado pelo jovem município, emancipado no ano de 1988. “Mato Grosso é um Estado continental e sabemos das dificuldades, da pobreza de infraestrutura e de tantos outros problemas, então, com certeza ter esse destaque entre tantos municípios no Brasil nos enche de orgulho”, sintetiza Pivetta. 

Cuiabá aparece na 36ª colocação, Sinop na 46ª e Rondonópolis 65ª posição no ranking dos municípios com mais de 100 mil habitantes. Foram analisadas mais de 640 cidades, responsáveis por 80% do Produto Interno Bruto do Brasil e avaliados 28 indicadores em quatro categorias.

Entre os itens avaliados estão: Índice de Desenvolvimento Econômico e Social, PIB per capita, crescimento empresarial, crescimento de empregos formais, percentual de empresas com mais de 100 empregados, renda média dos trabalhadores formais, total de leitos por mil habitantes, crescimento da frota de automóveis, destinos do principal aeroporto, entre outros.

Educação

Também em 2015, a educação municipal de Lucas do Rio Verde foi considerada uma das melhores do Brasil pela ONG Instituto Alfa e Beto, ficando em primeiro lugar na região Centro-Oeste. O instituto utiliza como base os resultados obtidos na Prova Brasil – exame do Governo Federal que avalia estudantes dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, influenciando na formação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Atual secretária de educação do município, Elaine Benetti Lovatel acredita que este destaque traz mais ânimo e incentivo aos profissionais envolvidos. “É um reconhecimento a todos os envolvidos na educação e, com certeza,faz com que eles se sintam mais fortalecidos e valorizados”, diz. 

Apesar das dificuldades, carências e demandas relativas à educação pública em todo o País, com dedicação é possível otimizar a qualidade do ensino. “É um trabalho que vem sendo desenvolvido com empenho há muito tempo, mas ainda temos muito por fazer, até porque a área da educação exige ações contínuas e esforços praticamente diários. Mas, são evidências de que nosso planejamento está funcionando e que estamos no caminho certo” destaca. 

Mais sobre a cidade

O nome faz alusão à cor esverdeada do curso d’água que corta o território municipal e ao mesmo tempo é uma homenagem a Francisco Lucas de Barros, seringalista, desbravador de sertões e um dos principais pioneiros da localidade. No ano de 1986, o núcleo urbano de São Lucas do Rio Verde foi elevado à condição de distrito. Dois anos mais tarde, já efetivada a emancipação politica-administrativa, a cidade contava com pouco mais de cinco mil habitantes.

Grãos

Responsável por 1% de toda produção nacional de grãos, foi um dos primeiros municípios do País a apostar na soja, sendo hoje considerado o 5° maior produtor no Estado (que por sua vez é o maior produtor de soja de todo o Brasil). Também é um dos grandes centros produtores do milho safrinha.

Crescimento

Do ano 2000 em diante, um crescimento vertiginoso do município fez com que a população quase triplicasse, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Naquela época eram pouco mais de 19 mil habitantes, sendo que hoje mais de 55 mil pessoas vivem na cidade.

Confira detalhes da reportem no jornal Circuito Mato Grosso

 

Thales de Paiva

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.