Cidades

Multas de radares eletrônicos começam a valer no próximo dia 17

Após atrasos para a conclusão das instalações e aferições de todos os equipamentos de fiscalização eletrônica do trânsito, em Cuiabá, o secretário Antenor Figueiredo (SMTU), anunciou na tarde desta quarta-feira (08), que a partir do dia 17 de outubro os condutores que desrespeitarem o limite de velocidade das vias monitoradas, serão multados.

Na Capital, serão colocados em funcionamentos diferentes equipamentos de monitoramento, que fiscalizarão o excesso de velocidade e o avanço ao sinal vermelho nos semáforos. As multas podem variar de R$ 85,13 a R$ 574,62.

Cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto ao Ministério Público Estadual (MPE), ainda na gestão do ex-prefeito Chico Galindo (PTB), a Prefeitura de Cuiabá começou, em agosto, a instalação dos equipamentos nas principais vias da cidade. Conforme o secretário da SMTU, quase todos os 14 equipamentos instalados já forma aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e já estão em funcionamento.

Antenor deixou claro que, assim como já estava sendo feito com os primeiros equipamentos instalados, as multas que estão sendo emitidas a motoristas que desrespeitam a legislação de trânsito, não tem papel punitivo, apenas educativo. O executivo municipal também prepara uma campanha para conscientização dos condutores.

“A partir de amanhã (09), a empresa (CMT) estará colocando faixas em todos os locais com equipamentos, avisando que a partir do dia 17 já estará emitindo multas”, esclareceu Figueiredo.

Propagandas nas emissoras de rádio e TV, assim como no próprio site da prefeitura, a secretaria estará fazendo a campanha de divulgação do inicio da aplicação de multas.

Locais

O Consórcio Cuiabá Monitoramento de Trânsito (CMT), ganhadora da licitação para gerir e realizar a execução do projeto, já realizou a primeira etapa da instalação dos equipamentos.

Confira os locais que já estão com a fiscalização eletrônica:

Lombada Eletrônica:

Av. Beira Rio, Próximo a ACRIMAT – nos dois sentidos da pista (Porto – Coxipó).

Av. Mato Grosso, próximo a E. E. Presidente Médici – nos dois sentidos da pista (Baú – Sta. Helena).

Rua General Melo, em frente ao nº 70 – via de duplo sentido.

Radar Fixo:

Av. Miguel Sutil, próximo a Verde Transporte – nos dois sentidos da pista (Rodoviária – Despraiado).

Av. Miguel Sutil, próximo ao restaurante Boi Grill – sentido Despraiado – Sta. Rosa.

Av. Miguel Sutil, próximo ao Circulo Militar – nos dois sentidos da pista (Sta. Isabel – Sta. Rosa).

Av. Miguel Sutil, próximo peixaria Okada – sentido Campo Velho – Pedregal.

Av. Beira Rio, próximo ao Motel Mon Blanc –  nos dois sentidos da pista (Porto – Coxipó).

Avanço Semafórico:

Av. Generoso Ponce com a Rua Barão de Melgaço.

Av. Generoso Ponce com a Rua Comandante Costa.

Av. General Mello com a Rua Tancredo Neves.

Este equipamento não irá funcionar no período noturno, das 22h às 5h59. No entanto, o equipamento de detector de avanço de sinal vermelho, também detecta excesso de velocidade, que permanecerá ligado e, caso o motorista ultrapasse a velocidade permitida no local, será multado.

Próximos equipamentos

A prefeitura, através do CMT, instalou apenas 10% dos equipamentos que devem ser totalmente implantados até o final do ano.

Antenor explicou que há um cronograma a ser seguido, mas não concluído devido as obras de mobilidade urbana, ainda em andamento, principalmente nas Avenidas Historiador Rubens de Mendonça e Fernando Corrêa.

“Existe no nosso cronograma a instalação dos equipamentos na Av. do CPA, assim como na Fernando Corrêa, mas vamos aguardar as obras. Caso atrase mais, nós iremos terminar a instalação ainda em dezembro”, explicou Figueiredo.

Ao total serão 44 Lombadas eletrônicas, 44 radares fixos, 55 avanços de semáforo, uma unidade móvel de monitoramento, dois registradores móveis de infração, 30 talonários eletrônicos de infração e 30 Cãmera de monitoramento.

No contrato com o Consórcio Cuiabá Monitoramento de Trânsito, foi adquirida ainda a Central de Inteligência de Controle de Trânsito e o Sistema de Apoio a JARI.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.