Caso o Corinthians avance à fase de grupos da Libertadores da América, o agora são-paulino Alexandre Pato não enfrentará a ex-equipe. Endividado, seu clube atual não está disposto a arcar com a multa estabelecida em contrato para colocar em campo o atacante, que ainda tem contrato com o rival.
Revelada à época da troca com o meia Jadson, a multa milionária seria muito maior, de acordo com o presidente do São Paulo, que confirmou o valor que a imprensa descobriu muito antes. "Não é de um milhão. São cinco milhões", disse Carlos Miguel Aidar.
"E tem que ter anuência do outro também. O Jadson passa a ser em definitivo do Corinthians a partir de janeiro, mas o Pato, não. Temos que pagar multa, e o Corinthians dizer que sim", acrescentou o mandatário tricolor.
Pato passou a vestir a camisa so São Paulo em fevereiro deste ano, em troca que levou Jadson para o Corinthians. No acordo, ficou estabelecido que o meia passaria a ser em definitivo do rival a partir de 2015, ao passo que o atacante ficaria emprestado até o fim de 2015 e ainda teria contrato com seu antigo clube normalmente até 2016.
Para adquirir seus direitos econômicos, a diretoria são-paulina inicialmente teria que exercer a preferência de compra pagando 15 milhões de euros. A partir de janeiro, esse valor cai para dez milhões de euros. Condição que, por ora, não interessa, principalmente porque o clube virará o ano em déficit financeiro.
Quanto à multa, com ou sem pagamento, não é garantido que Pato estaria em campo na Libertadores. O atacante perdeu espaço no final da atual temporada e será cobrado pelo técnico Muricy Ramalho na reapresentação dos trabalhos, no CT da Barra Funda, marcada para 8 de janeiro.
Além disso, para se juntar ao grupo do São Paulo, o Corinthians ainda precisa passar pelo Once Caldas, da Colômbia, na fase prévia do torneio continental, como lembrou Aidar.
"Já está classificado?", brincou, antes de não dar chance a outra polêmica. "Mas estou torcendo para se classificar. Seriam dois belos jogos." Segundo a tabela divulgada pela Conmebol, o primeiro duelo teria o rival como mandante, em Itaquera.
Fonte: UOL