O secretário Antenor Figueiredo (SMTU), afirma que mesmo com o atraso, a instalação dos equipamentos de controle de velocidade está dentro do cronograma. “Após a instalação dos três tipos de radares daremos início à campanha educativa, para que os motoristas se acostumem à nova realidade”, afirmou o secretário.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), a aplicação de multas se inicia após a aferição dos radares pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Assim que os equipamentos estiverem funcionando conforme fiscalização, a SMTU fará um período de campanha educativa com os motoristas, por modo que, quem for flagrado passando pelos radares a cima da velocidade permitida, receberá uma multa sem valor monetário (multas educativas).
“Essa campanha deve começar na última semana de agosto e já no início de setembro os equipamentos emitirão as punições àqueles que ultrapassarem os limites de velocidade permitidos”, explicou o secretário.
A partir de setembro, serão aplicadas as penalidades para quem for pego ultrapassando os limites de velocidade (10% acima do permitido na via) ou em avanço de sinal nos semáforos. A multa nestes casos varia de R$ 57 a R$ 187, além de acúmulo de pontos na carteira.
Equipamentos nas principais avenidas
A Avenida Beira Rio foi a primeira via a receber o equipamento de lombada eletrônica. Segundo a secretaria, já está sendo instalado o mesmo tipo de equipamento na Avenida Mato Grosso, em frente ao Colégio Presidente Médici.
Além disso, estão sendo instalados um radar fixo na Avenida Miguel Sutil, próximo ao viaduto da Rodoviária e detectores de avanço de sinal vermelho no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Rua Barão de Melgaço e das Avenidas Tancredo Neves e General Mello.
Até o final do ano, será instalada mais uma lombada eletrônica na Avenida General Mello. Radares fixos serão colocados em mais pontos das Avenidas Miguel Sutil e Beira Rio e um ponto na Avenida República do Líbano. O avanço semafórico também será instalado nos cruzamentos da Avenida Isaac Póvoas com a Rua Comandante Costa e das Avenidas Getúlio Vargas e Marechal Deodoro.