Jovens de 15 a 19 anos que apresentam características impulsivas e fumam são mais propensas a beber até cair. É o que aponta um estudo feito com 1.402 adolescentes em Bristol, na Inglaterra.
Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), investigaram o comportamento de jovens que tinham apagão relacionado ao álcool.
De acordo com a pesquisa, 30% dos entrevistados que bebiam relatou casos de ARB (alcohol-related blackout, em inglês) aos 15 anos. Já 74% revelaram que tiveram ‘apagões’ aos 19 anos.
Os cientistas alertam que este estado de ARB –que acontece quando a concentração de álcool no sangue é significativamente acima do que é considerado ‘intoxicação legal’–, pode ser muito perigoso, principalmente para as mulheres. Elas podem ter relações sexuais desprotegidas ou colocar-se em situação em que podem ser violadas sem a capacidade de se defenderem. Já os homens podem se envolver em brigas, levá-los a provocar algum acidente de carro ou ainda fazer sexo desprotegido.
Fonte: Catacra Livre