Para o segundo semestre de 2017 estão previstas pelo menos sete turmas do programa "Mulheres em Campo" desenvolvido pelos sindicatos de produtores rurais em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). A partir de junho, os treinamentos acontecem nos municípios de Aripuanã, Cláudia, Vila Bela da Santíssima Trindade, Chapada dos Guimarães, Paranaíta, União do Sul e São José do Xingu.
Lançado no final de 2016, este projeto tem como objetivo estimular as mulheres a serem empreendedoras e a gerir a atividade rural. O treinamento é de 40 horas e é modular. O conteúdo inclui assuntos como empreendedorismo e diagnóstico da propriedade rural, gestão financeira, planejamento estratégico, legislação aplicada a regularização da empresa rural, liderança e vários outros.
A ideia do programa surgiu após a instituição de ensino perceber o crescimento da participação das mulheres nos programas Academia de Liderança e Sucessão Familiar. Tem crescido também a participação delas na liderança dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso. "Entre 2011 e 2014, cresceu 20% o número de mulheres que participaram da Academia de Liderança e, entre 2012 e 2015, subiu 109% a participação no Sucessão Familiar", destaca o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio.
A instrutora credenciada ao SENAR-MT e que atua no programa, Camila Rossi, ressalta que o Mulheres Em Campo é bem completo. "O programa dá esse empoderamento às mulheres e permite que elas descubram qual o seu perfil", enfatiza a instrutora.
Outra instrutora credenciada junto ao SENAR-MT e que também atua no Mulheres em Campo, Andrea Chaves, acrescenta que este programa estimula não só as competências profissionais, como também, trabalha a autoestima das participantes.
Para participar – O programa é destinado a mulheres acima de 16 anos, com escolaridade mínima de 5° ano do ensino fundamental. São até 20 vagas por turma. Para participar, basta procurar o Sindicato Rural do município para saber se há turmas e vagas abertas.
Importante – este programa é desenvolvido pelo SENAR-MT em parceria com os Sindicato de Produtores Rurais de cada município. As mulheres interessadas em participar do "Mulheres em Campo" devem procurar o Sindicato de sua cidade para saber se há turmas previstas e se há vagas.
Com assessoria