Mix diário

Mulher se aposenta aos 32 anos e fica ‘entediada’ em 6 meses: ‘Não me sentia tão realizada’

Rose Han alcançou algo almejado por muitos aos 32 anos: a independência financeira que a permitiu parar de trabalhar. Em entrevista ao Business Insider, ela conta que tinha dívidas de cerca de US$ 100 mil em empréstimos estudantis e cartões de crédito, o que a fez buscar aumentar sua renda e economizar intensamente. Após se livrar das dívidas, ela manteve esses hábitos, conseguindo atingir um patrimônio líquido de sete dígitos e se aposentando.

Porém, ao largar o seu emprego em Wall Street para morar em sua van e ter liberdade, ela percebeu que estava focando na coisa errada. Segundo ela, foi “divertido pelos primeiros seis meses”, mas, logo depois, a graça acabou. “Percebi que fiquei entediada e não me sentia tão realizada”, disse ao Business Insider.

Rose seguia o que ficou conhecido como movimento FIRE: “Financial Independence, Retire Early”, ou seja, “independência financeira, aposentadoria antecipada”, um estilo de vida que prega a busca para se atingir um patrimônio que permite ao trabalhador largar o seu emprego. Ao alcançar esse objetivo, no entanto, Rose descobriu, segundo contou, que prefere passar o tempo trabalhando em algo que a inspire do que ficar sentada sem fazer nada.

“A pergunta não deveria ser: como posso me aposentar cedo e finalmente viver minha vida? A pergunta deveria ser: como posso construir uma vida da qual não quero me aposentar?”, disse ela ao Business Insider.

Na entrevista, Rose ainda compartilha que, na sua visão, existem dois caminhos principais para construir uma vida da qual você não quer se aposentar: fazer algo que você ama e que também renda dinheiro ou estabelecer uma fonte de renda confiável que pague as contas enquanto você persegue sua paixão paralelamente.

“Pode parecer um pouco idealista, mas eu realmente acho que é possível. Talvez seja necessário uma maneira diferente de pensar e algum esforço”, afirmou ao Business Insider. Ela diz que hoje trabalha com algo que ama, como administradora de um negócio de educação financeira com múltiplas fontes de receita: canal no Youtube, cursos online, acordos com marcas, links de afiliados e vendas de livros.

Rose Han também afirma que mudou sua mentalidade de acumular dinheiro para acumular experiências, já que ao se dedicar para ganhar dinheiro e investir agressivamente, ela diz que perdeu conexões mais profundas.

“A ênfase geral no dinheiro e no acúmulo de dinheiro simplesmente saiu do controle, porque o capitalismo saiu do controle. Ele nos afastou do que realmente importa, que é o tempo com nossos entes queridos e relacionamentos”, afirmou ao Business Insider.

Ela se mudou para a mesma cidade de seu namorado e diz que seus momentos mais felizes aconteceram desde então, quando os dois passam tempo juntos acompanhados de seu cachorro. “Momentos super simples que custam muito pouco. É para isso que eu vivo.”

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve