Um macaco-prego mantido em cativeiro e em condições de maus-tratos foi apreendido pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) em uma casa do Bairro Carlos Bezerra, em Rondonópolis, no sul do estado, nessa quarta-feira (14).
A dona do animal foi detida e encaminhada à delegacia para prestar esclarecimentos.
À polícia, ela disse que capturou o macaco quando morava em um sítio na zona rural do município. Segundo ela, ocorreu um incêndio no local e o animal, ainda filhote, se desgarrou da mãe e os cachorros o atacaram. A mulher disse ainda que conseguiu salvá-lo dos cães e foi quando começou a criá-lo.
O cabo da Polícia Militar, Maurício Pedroso Oliveira, contou que encontrou o macaco dentro de uma gaiola na casa. Pelo fato da moradora não ter documentação, a criação de animal silvestre em casa se caracteriza como crime.
“Vale salientar que as pessoas não cometam o mesmo, pois estão infligindo a lei. Ela [dona] foi multada e responderá administrativamente”, ressaltou.
Por enquanto, o macaco está no Batalhão da Polícia Militar Ambiental. Segundo Maurício, o animal será colocado em uma jaula maior e encaminhado para Cuiabá.
Em situações como essa, a orientação é que a pessoa aciona a Polícia Ambiental para tomar as devidas providências.