Opinião

Muitas emoções; Entra, a casa é sua!; Novos festeiros 

Realmente, as aparições do Santo Milagroso São Benedito mexem com a alma cuiabana, são tantas emoções que no passar do dia 2, em pleno domingo, ao sair da igreja ele foi recebido pelas cozinheiras. Foi muito emocionante! Me fez lembrar essa passagem dessas aparições na (casa da festa) na residência da sempre lembrada Dona Bem-Bem, quando um grupo de cozinheiras saudava São Benedito com suas mãos negras dos temperos abençoados. Era formado por: Saturnina, Fermina, Sinhara, Paulina, Bartulina e Mocinha, a expressão no rosto de cada uma delas transmitia a fé no Santo Festeiro da Cidade Verde. Este ano deu uma inovada na festa de São Benedito, ele entrou em sua cozinha, onde foi recebido pelos baluartes: Tetê, Nilson, Ana Barcelos, Marilza, Lucila, Odilza e Ana Adelaide, as demais cozinheiras se emocionaram com essa passagem do santo cozinheiro, que exalava o cheiro de cravo e rosas. São muitas emoções! É o entorno de São Benedito que mexe com o imaginário das pessoas e nos faz lembrar de um passado feliz.

Entra, a casa é sua!

A minha fé é tanta no meu padrinho espiritual São Benedito que eu recebi nos dias 1 e 2 de julho todos os festeiros, o Rei Gabriel Guedes e a Rainha Enir Moreira, para o tradicional chá com bolo às 4h da manhã, em seguida saía a procissão com a banda rumo à Igreja Nossa Senhora do Rosário para o tradicional tríduo. Falar em São Benedito é mexer com os corações humanos, e eu sei que muitos devotos precisam calçar as sandálias da humildade, seguir o exemplo deixado por ele. Para mim, é sempre um prazer receber os festeiros em minha residência, não me importa o cansaço, o importante é receber a todos com a alma pura e com amor, que me enche de tanta gratidão, e eu peço a São Benedito que ele só interceda a Deus. Este ano eu não estava muito festivo por vários motivos, mas o Frei Benedito sabe o que passava no meu espírito e dentro do meu coração. Entra sempre, São Benedito, que a casa é sua!

Novos festeiros 

Depois de quatro dias de celebrações em torno de São Benedito na Praça do Rosário, a fé exalava a humildade do santo naquele momento festivo. É só a sabedoria do Espírito Santo para conduzir uma grandiosa festa como esta, os festeiros de 2017, através do Rei Gabriel Guedes e da Rainha Enir Moreira, dos parceiros para realização desse suntuoso evento que mexe com o povo cuiabano. A Santa Missa lotou durante os quatro dias de celebrações, muitos que ali estavam era em honra e agradecimentos ao Santo Negro Milagroso. Para o ano de 2018 o Rei Niuan Ribeiro Sobrinho e a Rainha Cecília Fortes, como também os demais festeiros, darão continuidade a esta festa tradicional da nossa capital. Nas aparições das celebrações religiosas, da quermesse, a gente podia contar nos dedos os políticos que por lá passaram, é bom lembrar que não é ano político, ano que vem aguardem o festival de simpatia e cumprimentos dos políticos! Só sei dizer: a festa de São Benedito é o marco da história do povo cuiabano.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do