Política

Mudanças na Lei da Micro e Pequena Empresa serão votadas neste mês

 
Entre outros pontos, o relatório do deputado Cláudio Puty (PT-PA) permite a inserção de quase 500 mil micro e pequenas empresas, que faturam até R$ 3,6 milhões por ano, no regime de tributação do Supersimples. Hoje (9), durante  reunião da comissão geral para debater o projeto, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, disse que a proposta “corrige distorções” que atrapalham as micro e pequenas empresas.
 
“Hoje, infelizmente, quando se estabelece as leis tributárias, não colocamos ciscos, mais verdadeiras pedreiras para os pequenos ultrapassarem. O importante desse projeto é que ele protege as micro e pequenas empresas desses obstáculos”, discursou Afif no plenário da Câmara.
 
De acordo com o ministro, um dos avanços do PLP é estabelecer que se uma lei, norma ou regulamento, federal, estadual ou municipal, não prevê tratamento diferenciado na sua aplicação às micro e pequena empresas ela não valerá para esse segmento da economia. “Isso obrigará o legislador a pensar, que existe uma massa no Brasil que responde por 97% da força produtiva e 52% dos empregos criados no país”, disse ministro.
 
"Esse projeto é positivo para o Brasil", frisou o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Luiz Barreto. "A universalização do Simples é essencial. Quem atinge o teto tem que estar  dentro [do Simples]. Isso significa que a área de serviços, hoje excluída, médicos e advogados, vão ser beneficiados. É fundamental colocá-los dentro para respeitar o princípio constitucional da isonomia", acrescentou Barreto.
 
Outra mudança prevista no projeto é a redução média de 40% da carga tributária das micro e pequenas empresas e a criação de um único número no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Com isso, não será mais necessário os registros estadual e municipal, como acontece atualmente.
 
De acordo com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, quase 3 milhões de microempreendedores individuais serão atingidos pela alteração.
 
Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões