Mato Grosso será um dos estados mais beneficiados com o reforço de profissionais da nova leva de peritos médicos federais aprovados em concurso público. O resultado da seleção foi publicado no Diário Oficial da União da última segunda-feira (23).
Das 250 vagas imediatas distribuídas pelo país, 12 serão destinadas ao estado, o que representa um aumento de 36,36% na capacidade de atendimento da perícia médica nas Agências da Previdência Social (APS) mato-grossenses.
A distribuição das vagas levou em consideração a demanda local, o tempo médio de espera por atendimentos e a posição estratégica dos municípios.
No estado, os novos peritos serão alocados em sete cidades: Rondonópolis (3), Cáceres (2), Primavera do Leste (2), Sinop (2), Lucas do Rio Verde (1), Sorriso (1) e Tangará da Serra (1). A Região Centro-Oeste receberá ao todo 22 profissionais, mais da metade alocados em Mato Grosso.
Segundo o Ministério da Previdência Social, os aprovados têm cinco dias para indicar suas preferências de lotação, e a expectativa é que estejam em atividade até 15 de agosto, após treinamento.
O ministro Wolney Queiroz destacou que a convocação é essencial para reduzir a fila da perícia médica. Ele também informou que o governo pretende chamar outros 250 aprovados do cadastro reserva, totalizando 500 novas contratações, algo inédito após quase 15 anos sem concurso para a carreira. A seleção atraiu quase 14 mil candidatos em todo o Brasil.