Outra novidade para 2013 é o ingresso dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio aos cursos FIC. Na prática, podem se inscrever ao Pronatec estudantes que estejam cursando o 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio Regular ou aqueles que estejam inseridos em qualquer uma das séries do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em razão da expansão do mercado formal de trabalho, novos cursos técnicos foram incorporados à grade curricular e pactuados pela Seduc junto ao Ministério do Educação (MEC). São eles, Técnico em Enfermagem, em Agronegócios, Zootecnia, Transações Imobiliárias e Técnico em Móveis.
“No ano passado, de um total de 20.640 vagas ofertadas, o percentual de matrículas efetivadas atingiu 96%”, comemora a coordenadora do Pronatec na Seduc, Elissandra Vaz Santos. Os estudantes matriculados no Pronatec receberão auxílio estudantil, recarga no cartão transporte, alimentação durante as atividades, além de material didático e camiseta dos cursos.
Ela cita ainda que o estudante poderá se inscrever em até dois cursos, desde de que apenas um seja técnico. Porém, efetuará a matrícula em um curso por vez, de acordo com a oferta em seu município. Assim que terminar o primeiro poderá cursar o segundo, e ambos devem ser no contraturno da escola.
Ampliação
Considerando a necessidade de democratizar a oferta de cursos, neste ano, o número de vagas foi ampliado em 72% e houve aumento de 18% no número de municípios atendidos (em 2011 foram 96 e em 2013 serão 110).
O Pronatec é uma estratégia do Governo Federal criada em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Para saber mais acesse a página.
Confira abaixo as relações de cursos e as respectivas instituições parceiras
SECITEC – FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA
SECITEC – TÉCNICO
SENAC
SENAI/SEDUC
SENAR
Fonte: Secom – MT | Seduc-MT