São José dos Campos, em São Paulo, recebeu neste último final de semana (18 e 19 de fevereiro), o Torneio Classificatório do Super Sevens Masculino, valendo seis lugares no Torneio Final, disputado nos próximos dias 18 e 19 de março em Niterói (RJ). A seleção Melina, do Centro-Oeste, conquistou uma vaga e agora se prepara para disputar o 1º lugar.
Com os seis campeões estaduais já garantidos, as outras seleções ficaram incumbidas de conquistar as demais vagas. A equipe entrou em campo e conquistou a taça prata, ficando em 5º lugar no ranking.
A Semifinal Prata decidiu os dois últimos classificados. Primeiro, o Melina despachou o URA, enquanto o Rio Branco derrotou a UFG, mas não sem o Centro-Oeste mostrar um time promissor. Neste esporte, a premiação é: Taça Ouro, Prata e Bronze, e são atribuídos ao 1º, 5º e 9º lugar. “Como se fossem subdivisões”, explica o couch da equipe Melina, Michel Leplus.
O campeão de cada jogo vai para a semifinal e o perdedor também. Significa que quem ganha em 1º lugar é campeão da Taça Ouro, o 2º, 3º e 4º colocados não ganham uma taça. “Quem fica em 5º lugar é que será o campeão da Taça Prata, e a Taça Bronze quem ganha é o 9º colocado. Isso acontece porque houve uma divisão em taças, como se fossem chaves diferentes, então há uma disputa até o penúltimo lugar”, detalha o couch.
A ideia, segundo Leplus, é muito boa, pois permite que a equipe lute até o último segundo e que a equipe que ficou em 5º lugar, por exemplo, como foi o caso do Melina, saia com a Taça Prata. “Isso te dá um estímulo de continuar, de lutar até o último segundo para conseguir alguma coisa”, afirmou.
O couch contou ao Circuito Mato Grosso que uma das estratégias para conquistar o 1º lugar no Torneio Final será tentar juntar o time para treinarem juntos antes da partida. “Percebemos que nas últimas partidas o time já estava bem mais enturmado e as coisas fluíam melhor. Como cada jogador é de um Estado, eles acabam se encontrando apenas nas partidas e isso é um dos pontos que precisamos trabalhar para melhorar o desenvolvimento da equipe”.
As equipes são divididas em duas modalidades do Rugby Union: a tradicional, com 15 jogadores de cada lado, e a modalidade com sete jogadores de cada lado, o Sevens. As duas são disputadas com as mesmas regras, porém com variações pequenas, como tempo de intervalo, por exemplo. Os jogadores devem passar a bola para quem está atrás da linda da bola, não podem conversar com os juízes; quando um jogador cair, ele solta a bola e não participa mais da jogada.
Existem três tipos de pontuações: o “try”, cinco pontos, que é quando o jogador atravessa o campo e coloca a bola no chão com as mãos após a linha de chegada; a “conversão”, que vale dois pontos, quando, além de fazer o “try”, arremessa a bola sobre o ‘H’. Há também a cobrança de penalidades, quando o jogador, de qualquer local do campo, consegue chutar a bola sobre a parte superior da trave, equivalente a três pontos.
O Rugby nasceu na Inglaterra, e recebe o mesmo nome da cidade onde foi criado. No Brasil vem sendo praticado há mais de 40 anos. Porém, em Mato Grosso só chegou em 2009, quando foi montado o primeiro time.
Copa Mato-grossense
A primeira etapa do Campeonato Mato-grossense de Rugby será realizada já nos dias 11 e 12 de março, tanto para o masculino quanto para o feminino.