Política

MT Laboratório funciona em situação degradante; SES é notificada

O secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva, foi notificado pelo Ministério Público Estadual (MPE-MT), após o Núcleo de Defesa da Cidadania da 7ª Promotoria Cível de Cuiabá, ao fazer uma visita in loco ao MT Laboratório e constatar diversos problemas estruturais e físicos no local. Em face das irregularidades, o Promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes estabeleceu o prazo de 180 dias para sanar os problemas.

A unidade tem a finalidade de fornecer atividades que promovem, preveem e combatem os agravos na proteção da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a visita, foram encontradas janelas enferrujadas e com rachaduras, vidros trincados, fiação do ar condicionado exposta, paredes com rachaduras, ralos do laboratório com mau cheiro, autoclave feita com cano de PVC (diverso do apropriado), cadeiras quebradas, lâmpadas queimadas, corredores obstruídos por armários, caixas, estufas e refrigerador.

“É visível que as condições estruturais e sanitárias do MT Laboratório encontram-se em extremamente precárias, submetendo a população a um serviço de péssima qualidade, devendo o Estado possibilitar os recursos necessários ao efetivo cumprimento do seu fim, buscando garantir o direito constitucional à saúde”, destaca o promotor de Justiça.

Guedes argumentou a utilização de instrumento extrajudicial na tentativa de se obter a adequação do serviço público em questão “mostra-se totalmente pertinente, uma vez que a eficiência de tal atividade é interesse que o próprio gestor deve buscar, pois a administração pública deve obedecer, dentre outros, o princípio da eficiência, o qual impõe ao administrador a persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências, de forma eficaz e sempre em busca da qualidade”.

O promotor esclarece que a ausência de resposta a Notificação Recomendatória será interpretada como recusa de atendimento à medida nela contida, o “que será determinante para a propositura de ação judicial cabível à espécie”, afirma.

Outro Lado

O Circuito Mato Grosso entrou em contato com a Secretária de Estado de Saúde (SES-MT) e aguarda o retorno.  

Catia Alves

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões