Durante a pandemia do coronavírus, o banco de sangue do MT Hemocentro se agravou e as doações diminuíram drasticamente. Nesta sexta-feira (10), eles divulgaram que precisam urgentemente de três tipos sanguíneos.
De acordo com o Hemocentro, os tipos O Positivo, O Negativo e A Negativo precisam ser repostos com urgência, já que o estoque se encontra em situação crítica.
A doação de sangue pode ser agendada a partir de segunda-feira, (13). O telefone para informações e para agendamento de doação é (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e Whatsapp (65) 98433-0624. Também é possível agendar a doação pela internet.
A sede do MT-Hemocentro está localizada na Rua 13 de junho, n° 1.055, Cuiabá, Centro Sul. O funcionamento da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, a quantidade de pessoas que procuraram a unidade para fazerem doações caiu pela metade, já em março deste ano. Como ela reforça, o Hemocentro atende o estado inteiro.
Para manter o estoque de bolsas de sangue e de seus derivados para suprir as demandas de hospitais e prontos-socorros, o banco de sangue se preparou para atender os doadores sem colocar em risco a saúde de quem doa e de quem realiza o serviço de coleta ou tratamento do sangue doado.
A unidade realiza os agendamentos e atende o máximo de 10 pessoas por hora, além de fornecer álcool em gel e orientar o distanciamento indicado entre os assentos, para evitar aglomeração.
Em meio à Covid-19, o MT Hemocentro registrou uma média de 1.100 bolsas coletadas de doadores voluntários de sangue por mês. O número de pacientes mensalmente atendidos varia de acordo com os tipos de atendimentos, que vão desde a aplicação de medicamentos, como transfusão de hemocomponentes e hemoderivados, consultas especializadas, consultas com equipe multiprofissional; sendo a média de 2.000 atendimentos por mês.