O MT Hemocentro, em parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic), está promovendo uma campanha de arrecadação de brinquedos para crianças com a doença falciforme. A ação visa presentear cerca de 100 crianças de até 12 anos de idade, de Cuiabá e Várzea Grande, que fazem tratamento hematológico no ambulatório do banco de sangue.
A campanha é realizada em consonância com o Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. Conforme a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o objetivo é proporcionar um alívio à condição física e emocional desses pacientes, que muitas vezes ficam abalados devido aos acometimentos da doença e, assim, tornar o dia deles mais alegres.
“Buscamos motivar a parte lúdica da criança e adolescente, para que se sintam mais à vontade de fazer o retorno às consultas no MT Hemocentro, já que essa doença causa muita dor e nosso objetivo com a ação é tentar minimizar a sintomatologia da doença”, explica Gian.
A doença falciforme é hereditária – passa dos pais para os filhos – e caracterizada pela alteração nos glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar oxigênio aos órgãos do corpo. Normalmente, esses glóbulos vermelhos são redondos, mas quem tem a doença apresenta os glóbulos em formato de foice, o que dificulta o trânsito de oxigênio necessário para os órgãos do corpo, causando dor ou danos à pessoa.
Os principais sintomas da doença são: inchaço no punho, tornozelo e dedos; dor nos ossos; infecção grave e anemia grave; problemas no pulmão; derrames; feridas abertas na pele, entre outros.
Além de crianças com falciforme que, dentro dessa faixa etária, representa 70% do tratamento hematológico no MT Hemocentro, a ação também vai beneficiar crianças que tratam hemofilia e púrpura na unidade.
Serviço
Os brinquedos podem ser doados, das 7h30 às 17h30, na sede do MT Hemocentro, localizada na Rua 13 de Junho, número 1055, no centro de Cuiabá, e das 8h às 20h, no Serviço de Psicologia Aplicada da Unic, situado na Avenida Beira Rio, também na Capital.