Cidades

MT-Hemocentro antecipa Campanha de doação

Desde segunda-feira (10) o MT-Hemocentro começou a campanha permanente de doação de sangue na garantia de promover a manutenção dos estoques em níveis estratégicos no Estado, já que o Hemocentro precisa de reposição de estoque de sangue, no período de final de ano, com a proximidade das festas natalina.

"Estamos sempre lembrando a importância de doar. Com isso, temos nossos doadores fidelizados que nos ajudam todo ano a manter nossos estoques e prestar apoio aos hospitais. Neste período de grande circulação de pessoas aumentam os acidentes automobilísticos, e consequentemente há sobrecarga nos hospitais. Antecipando a campanha, já estamos nos preparando, e buscando o doador. Muitos viajam, e ta aí a oportunidade de estarem vindo até a sede o MT-Hemocentro antes de viajarem", afirmou a diretora do órgão, Eliane Rabane.

O Hemocentro de Mato Grosso é responsável pela coleta e distribuição de sangue e hemocomponentes para toda a rede pública de Saúde, além de alguns hospitais conveniados e contratados, e com os estoques em dia, será possível atender a todas as unidades.O Objetivo principal da antecipação da campanha e não deixar faltar o sangue.O Doador é o aliado da campanha neste chamamento.

Para doar sangue, é necessário que a pessoa sinta-se bem, com saúde. Ela deve apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, ter entre 16 e 69 anos, e peso igual ou superior a 51 quilos. Os candidatos à doação com idades entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável e a coleta deve ser autorizada por ele.

Para o dia da doação é recomendado que o doador esteja bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento, faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evite fumar por pelo menos duas horas após a doação.

Doar sangue é seguro. O procedimento é orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados e experientes, e todo o material utilizado na coleta é descartável. Doar sangue não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece e não vicia. O organismo somente repõe (e rapidamente, entre dois e três dias) a quantidade de sangue doada, não fabricando a mais nem menos do que o ser humano necessita.

Ao doar sangue, são realizados gratuitamente os exames: tipo sanguíneo e fator RH; Hepatites B e C; HIV; Sífilis; Doença de Chagas; e HTLV I e II. 

Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.