Cidades DESTAQUE 2 Sem categoria

MT hemocentro abre neste sábado para reforçar estoque de sangue

O MT Hemocentro realizará uma campanha especial de doação de sangue neste sábado (26), das 7h30 às 12h, visando atender aqueles que não têm disponibilidade durante a semana. A iniciativa busca reabastecer o estoque de bolsas de sangue, que se encontra em baixa, especialmente para os tipos sanguíneos O+ e A+. No entanto, doações de todos os tipos são bem-vindas, já que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Além de possibilitar o aumento do estoque, a ação busca sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar. Um exemplo que ressalta a necessidade constante de sangue é o caso de Ana Bridi, de 58 anos, internada no Hospital Geral Filantrópico Universitário. Em tratamento contra um câncer em fase de metástase e com anemia, Ana precisa de transfusões constantes e está com apenas uma bolsa de sangue disponível, dependendo das doações para seguir seu tratamento.

Para doar com segurança, o MT Hemocentro orienta evitar alimentos gordurosos por pelo menos três horas antes da doação, manter-se hidratado e dormir ao menos quatro horas ininterruptas na noite anterior. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado nas 12 horas que antecedem o ato de doar. Qualquer pessoa saudável entre 16 e 69 anos e com mais de 50 kg pode ser um doador, bastando apresentar um documento oficial com foto.

A unidade está localizada na Rua 13 de Junho, 1.055, Centro Sul, Cuiabá. O atendimento regular ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, mas, excepcionalmente neste sábado, os doadores terão a oportunidade de contribuir durante a manhã.

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.