Cidades

MT ganhou aplicativo de denúncia SOS Infância em 2016

Em 2016, Mato Grosso passou a contar aplicativo “SOS Infância”, lançado dia 20 de junho em Cuiabá. Idealizado pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (Fepeti), o dispositivo possibilita, de forma instantânea, as denúncias de violações cometidas contra os direitos da criança e do adolescente em Mato Grosso.

O secretário-executivo do Fepeti, Valdiney de Arruda, explica as denúncias de crime praticadas contra menores passaram a ser registradas e remetidas com rapidez à  “Rede de Proteção”, que investiga e dá providência às ocorrências.

“Quem flagrar uma situação de violência contra a criança e ao adolescente pode registrar essa denúncia e enviá-la instantaneamente por meio do aplicativo para os Conselhos Tutelares e órgãos responsáveis. Além disso, a pessoa pode fazer o acompanhamento do fato ocorrido também por meio do aplicativo, se certificando de que os trâmites estão sendo seguidos”, reforça.

A “Rede de Proteção” é formada por Conselhos Tutelares, Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), além da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Entre os crimes que poderão ser denunciados, tortura, trabalho infantil, exploração sexual, entre outros.

Segundo dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, somente no ano passado, 59% das mais de 137 mil denúncias de violências cometidas contra pessoas são referentes à crianças e adolescentes. As mais citadas são negligência e violências psicológica, física e sexual. Ainda de acordo com estudo, as meninas são as maiores vítimas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.