Construção civil foi responsável por 67% das contratações em maio; Obras públicas contribuem com o setor, avalia Sedec
Débora Siqueira | Sedec
Entre 2020 até maio de 2024, o estado aumentou o número de trabalhadores de carteira assinada na construção civil em 66%
A construção civil foi o setor que mais contratou trabalhadores com carteira assinada em maio deste ano, em Mato Grosso. Ao todo, foram gerados 3,1 mil novos empregos formais, sendo 67% das admissões realizadas pelo setor. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Em maio, o Estado registrou 54,7 mil admissões e 51,6 mil desligamentos, resultado no saldo positivo de contratações.
De janeiro a maio deste ano, Mato Grosso gerou 31.739 novos postos de trabalho, sendo o setor de serviços o que mais admitiu pessoas (13.908), seguido pela construção civil que gerou 8.633 contratações com carteira assinada.
As obras públicas e novos empreendimentos privados em Mato Grosso contribuíram com esse resultado, conforme avaliação do analista de dados Vinicius Hideki, responsável pela Coordenadoria de Dados Econômicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
“As obras públicas são um importante instrumento de desenvolvimento econômico e social. Em Mato Grosso, esses investimentos estão gerando milhares de novos empregos, beneficiando o agronegócio e impulsionando a economia do Estado, cria oportunidades de negócios e atrai novos investidores. O que vemos ocorrer nos resultados do Caged é fruto de um trabalho construído lá atrás pela atual gestão”, afirmou.
Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Fonte: SECOM-MT
Veja a matéria completa no site: https://www.sedec.mt.gov.br/-/mt-fecha-maio-com-saldo-positivo-de-empregos-e-mais-de-31-7-mil-novas-vagas-geradas-em-2024