Cidades

MT fecha 2022 com saldo de 51,1 mil novas empresas criadas, aponta balanço

Dados da Receita Federal apontam que Mato Grosso acumulou 51.117 novas empresas em 2022. Apesar da ligeira queda (-2%) em relação ao ano anterior, o resultado coloca o estado na 9ª posição do ranking das unidades federativas com melhor saldo no acumulado dos últimos 12 meses. Conforme a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), a maioria dos negócios foram criados nos segmentos de comércio – especialmente de peças de vestuário e acessórios- e serviços – com maior participação dos salões de beleza.

O estado fechou o último ano com 395.495 estabelecimentos ativos, segundo consta no Mapa das Empresas. O indicador também reflete o avanço do empreendedorismo. O levantamento aponta que 95% das empresas que nasceram em 2022 são matrizes, enquanto que apenas 5% são filiais.

A tendência é de manutenção do quadro para o futuro. Isso porque mais da metade (53%) dos brasileiros têm o objetivo de abrir o próprio negócio nos próximos três anos, conforme estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Elas (micro e pequenas empresas) continuam sendo o esteio da geração de emprego no país e os números do Caged confirmam isso. Temos que possibilitar o acesso para que potenciais empreendedores e os donos de pequenos negócios tenham acesso ao conhecimento e orientação adequada com metodologia, para que consigam empreender com sucesso”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A conjuntura impacta positivamente a qualidade de vida da população por estimular a economia por meio da geração de empregos, explica o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau Souza Júnior. “Além disso, há os benefícios não diretos, como o fomento de setores interrelacionados ou ainda outras atividades que possam surgir devido aos novos negócios”.

Desburocratização

A otimização e a rapidez para efetuar procedimentos necessários para criar um negócio próprio são fundamentais para desenvolver o estado. Segundo o relatório da entidade, o tempo médio para a abertura das empresas foi de 22 horas, fazendo com que Mato Grosso se mantenha entre os 10 estados com o menor tempo de abertura de novas firmas. (com informações da assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.