Para ampliar o acesso às artes, promover qualificação profissional e contribuir com a geração de renda neste período de isolamento social, a MT Escola de Teatro lançou edital de contratação de artistas para ministrar cursos de extensão online de teatro, dança, cinema, literatura, música, artes visuais e outras áreas que visem a promoção, valorização e fortalecimento da identidade e manifestações culturais mato-grossenses. O equipamento cultural, que é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), recebe as inscrições dos candidatos até 17 de abril por email.
“Estamos atuando em diferentes projetos para garantir acesso à cultura ao cidadão e contribuirmos com a geração de renda neste período de enfrentamento à pandemia do coronavírus. E uma das nossas ações é esta contratação de professores para cursos online via MT Escola de Teatro. Nesta semana também vamos lançar o Edital Arte e Cultura em Meios Digitais, que levará uma programação cultural com conteúdos educativos e de lazer sobre história, arte e cultura mato-grossense. Tudo será transmitido online”, explica o secretário Allan Kardec Benitez.
Vinculada à Secel, a MT Escola de Teatro é gerida em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) e a Associação Cultural Cena Onze. As aulas são ministradas no Cine Teatro Cuiabá, e a instituição oferece o curso superior de Tecnologia do Teatro gratuitamente para a população. Além da graduação, também desenvolve projetos de extensão cultural, com cursos gratuitos de curta duração visando à qualificação profissional em áreas artísticas e culturais.
Como participar
O edital completo está disponível no site da MT Escola de Teatro, e os candidatos deverão fazer a inscrição online, preenchendo um formulário e enviando currículo e proposta de curso para o email selecao@mtescoladeteatro.org.br (Assunto: MT Online – 001/2020), até sexta-feira (17.04).
Entre os pré-requisitos para participar estão a experiência comprovada na área e residir em Mato Grosso. A proposta de curso poderá ser de 15 ou 30 horas-aula, com videoaulas produzidas pelo professor, material didático específico e atendimento online aos estudantes por meio de fóruns e/ou chat.
O contrato de prestação de serviços prevê pagamento de R$ 1.045 para os cursos de 15 horas e R$ 2.090 para as capacitações de 30 horas.
O resultado será divulgado no dia 20 de abril de 2020, e o início das aulas está previsto para 11 de maio.
Mais informações: http://mtescoladeteatro.org.br/ e (65) 9 9339 8441.