Cidades

MT é o 1º estado do país a pagar o auxílio para mulheres vítimas de violência doméstica

Até o momento, 54 mulheres em Mato Grosso, recebem o benefício do cartão “Ser família mulher”, auxílio temporário para pagar moradia a mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva. O estado é o primeiro a pagar o auxílio e o programa inspirou a lei nacional de auxílio aluguel aprovada no Congresso Nacional.

O benefício é temporário e poderá ser concedido pelo prazo de até 12 meses, condicionado à validade da medida protetiva, podendo, se necessário, ser prorrogado por um período igual, com base em justificativa técnica. Desde agosto deste ano, cada mulher atendida recebe auxílio no valor de R$ 600.

De acordo com a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Graziele Bugalho, o programa dá a oportunidade de escolha às mulheres. “Ela pode, por exemplo, morar junto com alguém da família e poder ajudar num complemento das despesas da casa na questão de água, luz e não apenas o aluguel”, diz.

Segundo uma das vítimas, que mora em uma kitnet junto com o filho, foram 10 anos convivendo com o agressor e a nova rotina já tem impacto no desenvolvimento da criança. “É bem mais tranquilo né? Vai pra escola, volta. Tem uma vida normal, não é aquela gritaria, ‘cervejairada’, ‘brigação’, cheio de gente usando drogas.”

Para uma segunda vítima que denunciou o agressor e vive com os três filhos, mesmo na dificuldade, o exemplo é o que importa. “A gente fala ‘Será que eu fiz certo?’ ‘Será que eu não estou sendo egoísta?”, mas mesmo com dificuldade, eu vou mostrar a elas que não é isso que elas merecem”, comenta.

Segundo o Monitor da Violência, mais de 50 mil mulheres brasileiras sofreram algum tipo de agressão em 2022. A pesquisa ainda mostrou que, a cada 6 horas, uma mulher foi vítima de feminicídio. Já em Mato Grosso, mais de 12,1 mil mulheres são vítimas de violência doméstica.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.