O programa Mato Grosso Criativo foi selecionado no edital do Programa Brasil Criativo, do Ministério da Cultura (MinC). Esta é uma das cinco iniciativas contempladas em todo o País, com a destinação de R$ 700 mil para que as propostas previstas nos projetos possam ser executadas.
O programa mato-grossense prevê o desenvolvimento de ações como mapeamento de iniciativas culturais e criativas, promoção de intercâmbios técnicos, realização de eventos e capacitações em diferentes regiões do Estado, premiação de empreendedores e empreendimentos criativos e a contratação de empresa de consultoria para o programa.
“Com o incentivo previsto pelo edital, ganhamos fôlego para desenvolver as ações e atingiremos nosso objetivo de fortalecer e desenvolver os negócios criativos em Mato Grosso”, destaca Rafael Mazetto, coordenador de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (21), e além de Mato Grosso também foram selecionados projetos do Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro e Acre. O edital prevê o fortalecimento da economia da cultura por meio da diversidade, sustentabilidade, inclusão social, inovação e a implementação dos núcleos de empreendedorismo e inovação nos Estados.
O MT Criativo é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Trabalho e Assistência Social (Setas), Educação (Seduc) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). Suas ações devem ser realizadas até dia 31 de outubro de 2016.
"A economia criativa representa uma atividade econômica que tem como valor agregado a criatividade, um potencial rico que Mato Grosso tem para ser ampliado nesse segmento e que precisa de suporte, de políticas públicas, a fim de ser desenvolvido em sua plenitude”, observou o titular da Secel, Leandro Carvalho.
Com assessoria