Cidades DESTAQUE 3

MPMT pede bloqueio milionário após denúncias de mortes de animais em canil de Cuiabá

Após denúncias sobre mortes de animais e condições precárias no Canil Municipal de Cuiabá, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) reiterou o pedido de bloqueio imediato de R$ 15 milhões das contas da Prefeitura. O valor deverá ser destinado ao cumprimento das obrigações previstas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2016, para estruturar a política municipal de bem-estar animal.

Em manifestação protocolada nesta quarta-feira (29), o promotor de Justiça Joelson de Campos Maciel, da 16ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural da Capital, defendeu que o bloqueio tenha caráter coercitivo e assegure a execução das medidas previstas no acordo. O recurso também seria utilizado para custear obras e adequações estruturais consideradas emergenciais na unidade.

O MPMT pediu ainda que a Prefeitura seja intimada a prestar esclarecimentos, em até 10 dias, sobre os óbitos registrados no local, os índices de mortalidade, casos de desnutrição, descarte de medicamentos vencidos e outras providências adotadas. No mesmo prazo, o Município deverá apresentar um plano detalhado para o cumprimento integral do TAC.

A manifestação cita diligências realizadas pela Polícia Civil e pela Politec no último domingo (27), após denúncias relacionadas à morte de animais. Segundo o Ministério Público, foram identificados indícios de problemas nas condições de permanência dos animais, com relatos que associam os óbitos ao calor excessivo, à falta de ventilação e a falhas no abastecimento de água.

O promotor sustentou que as ocorrências recentes reforçam a existência de problemas estruturais e persistentes na gestão da unidade. O pedido de bloqueio já havia sido apresentado anteriormente, mas foi temporariamente indeferido pela Justiça, que determinou uma vistoria técnica no local. O MPMT, porém, questionou a confiabilidade da inspeção, alegando que ela foi comunicada previamente à administração municipal e que medidas temporárias teriam sido adotadas antes da fiscalização.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.