O presidente afastado da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT), Leonardo Pio da Silva Campos, de 41 anos, foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) pelo crime de violência doméstica. O documento foi protocolado na segunda-feira (29) pela promotora Laís Glauce Antonio dos Santos, que atua junto à 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital.
A denúncia é decorrente da prisão em flagrante do advogado na noite de 27 de maio deste ano. A Polícia Militar foi acionada pela vítima, a advogada Luciana Póvoas Lemos, com quem Leonardo conviveu por 16 anos e possuem um filho adolescente. Na ocasião, Luciana denunciou o companheiro por vias de fato ao lhe dar um empurrão e por injúria.
Em depoimento à Polícia Civil, relatou que havia sofrido, anteriormente, agressões físicas e psicológicas por parte do acusado e que, durante o matrimônio, via-se obrigada a vestir roupas de mangas longas e vestidos compridos após cada agressão física, com a finalidade de esconder as lesões. Luciana nunca o denunciou pelo fato de depender financeiramente dele, bem como em razão do desejo de manter o padrão de vida do filho e de ambos.
Procurado pela reportagem, Leonardo declarou que, como se trata de assunto pessoal, falará apenas no processo.