Cidades

MPMT alerta sobre tentativa de golpe por WhatsApp para suposta vacinação

Um homem, que se apresenta como Rafael Nunes e representante do “Ministério Público da Saúde”, está aplicando golpes na população através de mensagens por WhatsApp. De acordo com relatos, ele se coloca à disposição para agendar vacinação contra a Covid-19.

 

“Venho em meio da nossa plataforma online realizar o agendamento da sua vacinação. Vamos lá digite ok para começar”, diz a mensagem. Em seguida, havendo retorno da pessoa, o criminoso acrescenta: “Por favor me envie o número do protocolo de 6 dígitos enviado via SMS. Vamos lá!”

 

De acordo com informações do Ministério Público de Mato Grosso, esse alerta encaminhado por “Rafael Nunes”, se trata de uma tentativa de golpe. A instituição informa que não realiza agendamentos de vacinação contra Covid-19 ou qualquer outra doença.

 

Além disso, a entidade destaca que essa não é sua atribuição e que o “Ministério Público da Saúde”, citado pelo golpista, não existe.

 

As características das mensagens demonstram com tentativas de invasão aos celulares que responderem. Golpistas tem o objetivo de utilizar o número e o nome do titular da conta telefônica para solicitar dinheiro em forma de pedido de ajuda financeira ou falsas campanhas de doações humanitárias.

Reprodução

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.