Quatro procuradores de justiça disputam a presidência do Ministério Público do Estado (MPE), para o próximo biênio (2015-2016). As eleições ocorrem no dia 10 de dezembro, no qual três nomes devem ser encaminhados ao governador eleito, Pedro Taques (PDT), que irá efetuar a escolha de quem ocupará o cargo nos próximos anos.
Os candidatos são os promotores Mauro Zaque, Vinícius Gahyva e os procuradores Edmilson da Costa Pereira e Paulo Roberto Jorge do Prado. Este último disputa a reeleição como procurador-geral, cadeira em que ocupou de 2005 a 2009 em dois mandatos, e depois em 2013 a 2014. Se for eleito, o magistrado toma a presidência pela quarta vez.
O processo eleitoral é conduzido por uma comissão formada por membros do Ministério Público. Cada promotor ou procurador de justiça pode votar em até três nomes. Ao final é elaborada uma lista tríplice de acordo com o número de votos recebidos.
Após a conclusão dos votos, a lista é encaminhada ao governador do Estado – no caso, que irá ocupar a cadeira no próximo ano – no primeiro dia útil do mês de janeiro, para que ele possa fazer a escolha final do presidente.
Tradicionalmente, os governadores têm optado pelo primeiro colocado. O governador eleito, Pedro Taques, teria assumido o compromisso junto a membros do órgão de escolher o mais votado pela classe. Ele tem até 15 dias para definir o próximo representante.
A cerimônia de posse ocorre na primeira quinzena do mês de março do ano que vem.