O MPE também instaurou inquérito civil para apurar os valores e o modo de cobrança das tarifas de pedágio da concessionária referente à MT 130. A cobrança neste trecho vem sendo realizada desde outubro passado e gerado inúmeras polêmicas.
Consta na portaria de instauração do inquérito, que a tarifa básica do pedágio era de R$ 3,98 no mês de março de 2009 e foi reajustada para R$ 6,50 em 2012. Com o valor cobrado nos dois sentidos da rodovia, os moradores da região chegam a desembolsar mais de um salário mínimo por mês somente com os pagamentos das tarifas, principalmente os pequenos produtores que realizam entregas nas cidades vizinhas.
Transportadoras não querem mais pagar IPVA
O MPE também ressaltou a existência dessas duas praças de pedágio que cobram a entrada e a saída na rodovia e requereu à Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana esclarecimentos sobre o pedágio correspondente ao trajeto integral da MT 130.
Cópia da notificação também foi encaminhada ara as secretarias de Estado de Infraestrutura, de Transporte e Pavimentação Urbana e para a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso (Ager).
Camila Ribeiro – Da Redação