O Ministério Público Estadual (MPE) abriu um inquérito cível para investigar uma servidora fantasma da Prefeitura de Juara (690 km de Cuiabá/MT). A investigada é coordenadora da divisão administrativa, Rubia Mara Fornagieri. Consta no inquérito, que a investigada nunca desempenhou as funções no município, mas supostamente apenas a distância na Capital do Estado, bem como que nunca registrou ponto perante a administração pública. A investigação foi aberta pelo promotor Osvaldo Moleiro Neto, no dia 16 de janeiro.
Ela é ex-chefe de gabinete, da atual prefeita Luciane Bezerra, quando era deputada estadual. Conforme o MPE, a investigada foi cabo eleitoral da atual prefeita durante a eleição municipal de 2016.
É relatado no inquérito, que as atividades desenvolvidas em tese, pela referida servidora no período de fevereiro de 2017 a outubro de 2017 são completamente idênticos (ex: todo mês retirou reagentes do Hemocentro, todo mês retirou bolsa de sangue no Hemocentro, todo mês teve reunião na Caixa Econômica, entre outros).
A Promotoria de Juara enviou uma carta precatória para a Promotoria de Cuiabá, para notificar a investigada para questiona-la com dez perguntas, sobre horários de trabalhos e antigas funções que foram desempenhadas com a atual líder do executivo do município.
Órgãos como Santa Casa, Caixa Econômica e Hemocentro serão oficiados para dar informações sobre os encontros com a funcionária pública.
Outro lado
A Prefeitura Municipal de Juara, se manifestou por meio de nota confirmando que Rúbia Fornagieri, é de fato servidora pública municipal, ela desempenha a função de Coordenadora de Divisão Administrativa do Gabinete da Prefeita, entre as especificações de sua função na Capital do Estado está o Recebimento e remessa de resultado de exames de sangues destinados ao Hemocentro em Cuiabá de pacientes do município, buca de medicamentos de alto custo na Superitendência de Assistência Farmaceutica (SAF) da Secretaria de Estado de Saude, busca de Apoio administrativo junto à Associação Matogrossense dos Município, na liberação projetos de projetos de convênios firmados principalmente com o Estado, protocolar documentos nas secretarias do Governo de Mato Grosso, entre outras funções.