Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual e físico das crianças e adolescentes, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de São José do Rio Claro, iniciou neste semestre o projeto “Bom na Escola, Bom de Bola”. A iniciativa também busca estimular a melhoria do aproveitamento escolar e da qualidade de vida dos alunos.
Idealizador do projeto, o promotor de Justiça Luiz Fernando Rossi Pipino justifica que a educação é a base do equilíbrio social e da cidadania. E essa formação dos cidadãos começa na infância e precisa ser bem orientada. “O estudo e o esporte devem ser incentivados, pois são integradores sociais por excelência e também instrumentos de inclusão social. O projeto é um mecanismo encontrado pela Promotoria de Justiça para contribuir na formação de cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades”, cita o promotor.
Ainda de acordo com o Ministério Público, a realidade social aponta que há muitos alunos que não conseguem ter um bom desenvolvimento escolar por inúmeros motivos, entre eles, de ordem social, comunitária e familiar. E o projeto tem, por fim, estimular e incentivar aos estudos os alunos com idade entre 10 e 15 anos da rede de ensino da cidade de São José do Rio Claro.
O aluno que estiver matriculado e com frequência escolar mínima de 80%; apresentar bom comportamento atestado pela direção da instituição de ensino; com média de, no mínimo, sete pontos; e apresentar um trabalho a respeito da necessidade de combater as drogas, poderá inscrever-se para participar de uma “semana esportiva” ao final do ano letivo.
Em dezembro, uma “semana esportiva” com torneio de futebol de salão para os meninos e torneio de vôlei para as meninas será realizada com a entrega de medalhas e troféus para os três primeiros colocados. Além da participação na “semana esportiva”, haverá um sorteio entre os alunos participantes, com a entrega de premiação.
São parceiros do Ministério Público Estadual, a Secretaria de Educação e de Esportes, diretores, coordenadores e professores da rede de ensino de São José do Rio Claro.