“As pilares-parede que formam o núcleo rígido situado na região do incêndio foi visivelmente afetado, ocorrendo lascamento do concreto. Em alguns locais observou-se que a armação do mesmo ficou exposta, dada a grande desfragmentação que o concreto sofreu durante o incêndio”, diz trecho relatório técnico 343/2013 do MPE.
De acordo com promotor de Alexandre Gudes, tal relatório foi elaborado ainda em 2013, após inspeção realizada pelo analista engenheiro do MPE, Jonathan Almeida Nery.
Em entrevista coletiva concedida na tarde desta segunda-feira (17), o promotor de Alexandre Gudes refutou a possibilidade de o MPE estar atrapalhando o andamento dos trabalhos. “Não se pode culpar o termômetro pela febre do paciente”, alegou Guedes ao afirmar que espera providências por parte da Secopa.
Outro trecho do documento elaborado pelo órgão diz que uma das lajes do estádio, situada acima do nível onde ocorreu o incêndio foi severamente danificada. “A laje é de painéis alveolares protendidos e durante a visita pode-se observar que a capa de concreto foi completamente desfragmentada em algumas regiões”.
Guedes afirmou que o relatório onde o engenheiro civil recomenda fortemente a verificação dos reais danos sofridos pelas estrutura foi entregue em mãos por ele à Secopa, que tinha o prazo de 20 dias para apresentar uma reposta, o que foi feito somente no último dia 7 de fevereiro.
Embora o ‘pedido de explicação’ tenha sido entregue, durante a entrevista coletiva, os promotores Clóvis de Almeida Júnior e Carlos Eduardo Silva reafirmaram que os três laudos apresentados pela Secopa não são conclusivas.
“Até agora não temos um laudo que comprove que está tudo certo na Arena. Não queremos ficar falando em prazo ou punições. É preciso que o Governo adote medidas para garantir a segurança dos usuários”, afirmou Alexandre Guedes.
Ainda esta semana, técnicos do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça (CAOP) devem realizar uma nova vistoria na Arena, já que segundo o MPE a Secopa ainda não apresentou qualquer informação de uma possível reforma ou restauração na obra.