Cidades

MPE cobra ações efetivas e imediatas para combater zica virus

A confirmação do Ministério da Saúde sobre a relação existente entre a infecção de mulheres grávidas pelo mosquito Aedes Aegypti transmissor do Zika Vírus e o aumento do número de casos de microcefalia intrauterina motivou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso a recomendar às Promotorias de Justiça do interior e da Capital a acompanharem as medidas efetivas adotadas pelo Poder Público para combater o mosquito. A iniciativa partiu da Procuradoria Especializada em Defesa da Cidadania e do Consumidor.

“A situação em cotejo, ainda que não haja, por ora, padrão diferenciado para o trabalho de combate às infestações do mosquito transmissor, além daquele recomendado em relação à dengue, exige incremento na atuação do Ministério Público Estadual, acompanhando as medidas adotadas pelas gestões municipais; empreendedores e comunidade em geral, com o escopo de prevenir e planejar para tratar as eventuais incidências em Mato Grosso”, destacou o procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira.

Foi recomendado, ainda, que sejam revistos os inquéritos ou procedimentos preparatórios já instaurados com o tema combate à dengue. Entre as ações que deverão fomentadas junto ao poder público estão a preparação das equipes da rede de atendimento básico para orientação de medidas profiláticas e distribuição de repelentes adequados às gestantes como ato rotineiro do comparecimento pre natal nos postos de saúde; mapeamento das gestantes e definição de padrão de atendimento; destinação de recursos em âmbito municipal para desenvolvimento do trabalho de prevenção; e a realização de audiências pública para orientação da população acerca da problemática.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.