O Ministério Público Estadual de Mato Grosso em parceria com a Vigilância Sanitária e Polícia Militar e Civil, realizaram ontem, terça-feira (27/02), uma operação para verificar eventual venda de carne sem certificação, considerada clandestina, bem como apurar eventuais ilícitos que posa causar danos à saúde pública.
Os trabalhos foram realizados nos municípios de Porto dos Gaúchos, a 644 km e Nova Horizonte do Norte, a 663 km de Cuiabá.
De acordo como MPE, foram inspecionados seis mercados e durante os trabalhos não foram detectadas irregularidades na comercialização da carne. Porém, foram localizados produtos fora da data de validade.
Além disso, foram detectadas irregularidade na câmera fria de um dos mercados fiscalizados. Dentro da câmera havia moscas e oxidação em dos aparelhos de refrigeração. Havia também, queijos sem rotulagem constatando que não foram sequer inspecionadas na sua produção.
Nos próximos dias, o Ministério Público expedirá notificações recomendatórias para adequação e correção das irregularidades verificadas. No que se refere aos produtos encontrados com a data de validade expirada, foram recolhidos das prateleiras e os gerentes dos mercados conduzidos para a Delegacia de Polícia para lavratura do auto de prisão em flagrante. A venda de produtos fora da data de validade é considerada crime.