DESTAQUE 1 Plantão Policial

MP denuncia mais dois PMs por envolvimento na execução de Nery; suspeitos atuaram como “intermediários”

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) ofereceu uma nova denúncia contra dois policiais militares pela participação no assassinato do advogado Renato Gomes Nery, de 72 anos, ocorrido em julho de 2024, em Cuiabá. Com isso, sobe para quatro o número de denunciados pelo homicídio, que teria sido motivado por uma disputa envolvendo milhares de hectares de terras em Novo São Joaquim e o pagamento de R$ 200 mil pela execução.

De acordo com o MPMT, os policiais Jackson Pereira Barbosa e Ícaro Nathan Santos Ferreira agiram em conjunto com outros envolvidos, em um esquema que envolveu planejamento meticuloso, uso de arma de fogo modificada e pagamentos fracionados. Jackson teria atuado como intermediário principal da negociação, enquanto Ícaro forneceu a pistola Glock adaptada para disparos automáticos. O executor dos disparos, Alex Roberto de Queiroz Silva, agiu sob coordenação do também policial Heron Teixeira Pena Vieira, ambos já denunciados em maio.

O crime ocorreu em frente ao escritório da vítima, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, e foi classificado como homicídio qualificado — mediante promessa de recompensa, meio que resultou em perigo comum, dificuldade de defesa da vítima e em razão de sua idade avançada. Também constam na denúncia os crimes de fraude processual, abuso de autoridade e participação em organização criminosa.

Segundo o Ministério Público, a motivação do crime teria sido a vitória judicial obtida pelo advogado Renato Nery em uma disputa fundiária envolvendo mais de 12 mil hectares, o que teria gerado prejuízos financeiros a seus opositores. Nery também havia apresentado denúncia ética contra colegas advogados, acusando-os de integrar um suposto “escritório do crime”, com a possível participação de um membro do Judiciário.

Os policiais Jackson e Ícaro já figuram como investigados em outro caso, no âmbito da Operação Simulacrum, e agora são formalmente acusados pela execução do advogado. A nova denúncia foi assinada pelos promotores de Justiça Élide Manzini de Campos, Rinaldo Segundo, Rodrigo Ribeiro Domingues e Samuel Frungilo.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em