Jurídico

MP arquiva inquéritos contra deputado e familiares por fraudes em CAR

O Conselho Superior do Ministério Público do Estado arquivou os inquéritos que investigavam o deputado estadual, Carlos Avallone Júnior, sua mãe, Ida Avallone, e seus irmãos, Carlos Eduardo Avalone e Marcelo Avalone, por fraudes no Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Fazenda Goio Bang, localizada no município de Rondolândia.

Embora encontradas algumas inconsistências no CAR, o colegiado concluiu que não houve a inserção de informações fraudulentas no registro, conforme se suspeitava.

Os inquéritos foram instaurados após a Operação Polygonum, que apurou fraudes em CARs para dar legalidade a desmatamentos que não foram devidamente autorizados.

A suspeita era de que a propriedade da família estava entre os imóveis rurais beneficiados com esse tipo de fraude – o que não se comprovou ao longo das investigações.

Em diligências, identificou-se que inconsistências, porém, já foram as informações já foram corrigidas no CAR relativo à fazenda, cujo cadastro está devidamente validado e encontra-se em regularização ambiental junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Diante disso, os promotores de Justiça responsáveis pelos inquéritos promoveram o arquivamento dos autos. As decisões foram homologadas no Conselho Superior.

“Da análise dos autos, tenho que a promoção de arquivamento é medida correta e adequada. Isto porque, conforme verifica-se no demonstrativo de informações no CAR, emitido pela SEM/MT, o CAR da propriedade encontra-se atualmente validado e encontra-se em fase de regularização junto à SEMA/MT”, disse o procurador de Justiça, Luiz Alberto Scaloppe, que relatou os casos no Conselho Superior.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.