Cidades

Mozarildo Cavalcanti pede que se aprovem leis para salvar o SUS

Mozarildo sugeriu que o presidente do Senado, José Sarney, articule com a Câmara dos Deputados a criação de uma comissão para estudar as propostas relacionadas ao setor, em sintonia com o Ministério da Saúde e mesmo com o Judiciário
– [É preciso] aprovar uma lei que possa ser chamada de Estatuto da Saúde para poder salvar o SUS [Sistema Único de Saúde] – afirmou.

O programa mostrou como funcionam os esquemas para fraudar licitações na saúde pública, feito entre empresas fornecedoras e funcionários públicos, com cobrança de propinas de 10% a 20% do valor do contrato firmado. Mozarildo Cavalcanti expressou frustração e tristeza com a corrupção no setor, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o país, e pediu além da mudança nas leis, uma investigação profunda, com formação de uma força tarefa envolvendo entre Ministério Público, tribunais de contas e Polícia Federal, para passar “um pente fino na questão da saúde”.

Segundo disse o senador, quando se discutia a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) no Senado, em 2007, ele já afirmava que o problema da Saúde não era a falta de dinheiro, mas sim a “falta de vergonha na cara” e a má administração de recursos.

– A pessoa que rouba, qualquer que seja o roubo, comete um grande crime, mas o que rouba dinheiro da saúde pública comete crime hediondo, pois a tira vida das pessoas, tira a oportunidade de terem uma consulta, um remédio, e são justamente as pessoas mais pobres – lamentou.

Em aparte, o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), elogiou o trabalho de denúncia da reportagem e afirmou que a presidente Dilma Rousseff vem combatendo os malfeitos na administração pública.

Agência Senado

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.