Para que a autorização ao veículo seja emitida, ele deverá ser registrado na categoria de aluguel (placa vermelha) e deve ser submetido a vistorias. A determinação vem de acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e que estabelece requisitos mínimos de segurança para mototáxi.
O chefe do departamento tributário da Prefeitura de Diamantino, Nelson Barros, informou que para trabalhar como mototaxista é necessário ser maior de 21 anos, estar habilitado há dois anos, ser proprietário da moto, ter o curso do Contran para transportar passageiro e ter um ponto fixo. “Estamos dando prazo para que sejam regulamentados esses pontos”, afirmou.
A vistoria está sendo realizada moto por moto. “Há muitas motos com placas que não se enquadram, vamos dar um tempo para os mototaxistas se regulamentarem e assim que estiver tudo adequado o veículo recebe o adesivo de vistoriado”, acrescentou.
As motos que não estiverem com a vistoria do município serão apreendidas e não mais poderão fazer o serviço. “Nosso objetivo é regulamentar o mototáxi em Diamantino, estamos trabalhando em conjunto”, finalizou.
Texto e foto: Assessoria