Cidades

Motoristas que invadirem corredor de ônibus serão multados

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) voltará a multar motoristas que invadirem a faixa exclusiva para ônibus de transporte público. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (1º) e começa a valer no dia 6 de julho.

Conforme a secretaria, a faixa não é respeitada por motoristas de carros fora do serviço público um ano após a instalação nas principais avenidas, como a Getúlio Vargas e a Isaac Póvoas.  Trinta e dois equipamentos monitoram hoje das ruas e avenidas da cidade, e os locais de corredor exclusivo estão sinalizados com placas a pelo menos 200 metros antes das câmeras

“O objetivo é educar os motoristas a se acostumarem a respeitar a faixa destinada para os coletivos”, disse o secretário Antenor Figueiredo.

Além dos ônibus, a faixa exclusiva permite o tráfego de táxi com passageiro, ambulâncias e viaturas policiais. Atualmente, as câmeras monitoram os infratores que invadem as faixas dos ônibus, mas não multa.

“Passando o período da campanha, as câmeras e os agentes que estão nas ruas vão multar quem desrespeitar a legislação de trânsito”, afirmou.

Elas auxiliam a Semob na fiscalização dos infratores que trafegam pela faixa exclusiva de ônibus, além de avanço de semáforos, velocidade acima da permitida, entre outras infrações. Com exceção à legislação municipal, só é permitida a entrada, nas faixas exclusivas, quando os motoristas tiverem que fazer a conversão à sua direita para acessar estacionamentos, comércios, ruas e avenidas, que façam parte do seu trajeto.

“Nestes casos é permitido entrar na faixa exclusiva, porque o motorista precisa chegar ao seu destino. E não atrapalha o trânsito dos ônibus”, disse o secretário.

De acordo com Figueiredo, a campanha faixa exclusiva serve para promover a conscientização da população e modificar o comportamento dos condutores no trânsito. Até julho próximo, os infratores serão notificados para conhecimento da infração, ainda sem aplicação da multa devida.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.