Cidades

Motoristas pressionam secretaria por licença de circulação liberada há 48 horas pela Justiça

Dez micro-ônibus estão parados em torno do estádio Dutrinha, na rua 13 junho, centro norte de Cuiabá, para cobrar a liberação de circulação dos veículos, que estão judicialmente impedidos de rodar em itinerários de seis bairros desde o dia 1º deste mês. A liminar foi derrubada no fim da tarde de quarta-feira (7) pelo desembargador Márcio Vidal, da Vara Especializada de Ação Pública e Popular, e a previsão era que os micro recomeçassem a fazer baldeamento no fim da manhã desta sexta (9).

“Nós estamos esperando aqui na Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) desde as 7h da manhã pela liberação para gente circular, e ainda não conseguimos. Está todo mundo correndo da gente, o secretário [de Mobilidade Urbana, Thiago França], o diretor, ninguém nos atendeu até agora. Por isso decidimos trazer os carros para cá para pressionar a liberação”, disse o gerente de operações do Sindicato das Empresas de Transporte Alternativo de Cuiabá e Várzea Grande (Seta), Fernando Jorge.

Segundo ele, os micro-ônibus dependem alvará para o deslacramento de roletas, que foram trancadas por decisão judicial. Também é necessária a entrega às empresas de documento de autorização de circulação. O trâmite dos documentos passaria pela Semob e pela Procuradoria Geral do Município.

A circulação foi suspensa no dia 1º deste mês após a Justiça deferir ação da empresa Integração Transporte. A alegação é que as sete operadoras que atuam no serviço de "táxi-lotação" estariam realizando atividade ilegal, pois a Integração teria exclusividade de exploração das linhas. A medida suspende os serviços para os itinerários que partem dos bairros Cidade Verde, Itapajé, Santa Amália, Parque Cuiabá e Santa Isabel, em Cuiabá (MT). Cerca de seis mil pessoas utilizam micro ônibus diariamente nessas linhas, conforme o Seta.

O presidente da Associação dos Moradores Santa Isabel, Clebinho Borges, afirma que a retirada de circulação dos micro-ônibus causa muito transtorno aos usuários de transporte coletivo do bairro.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.