Renato Carlos, morador de Nilópolis, aguarda há pelo menos cinco dias para tentar recuperar o veículo roubado. "Até agora nada, está demorando, não tem perito. Nem podemos ver o carro, só é possível ver pela internet", contou Renato, enquanto aguardava atendimento no Pátio Legal.
Entre janeiro e março deste ano, 9.209 carros foram roubados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública, um crescimento de 50% no número de roubos de carro na comparação com o primeiro trimestre de 2013. Mais da metade desses casos ocorreu fora da capital.
Um desses assaltos aconteceu com Amanda Freitas. Criminosos roubaram o carro dela em Niterói e ela só conseguiu retirar o veículo dois dias depois. Amanda precisou da ajuda do pai para percorrer os 41 quilômetros e chegar até o Pátio Legal, em Deodoro. "Não sabia como chegar, é bem complicado encontrar o lugar", relatou Amanda.
O Pátio Legal começou a funcionar em julho de 2005 e já recebeu mais de 150 mil veículos. Em um ano, a média de veículos restituídos subiu de 43 para 62 por dia. Um desses carros devolvidos foi do estudante de enfermagem Alan Fontes. O jovem encontrou o carro depenado, sem capô, autofalantes, rádio e outras peças. Precisou gastar R$ 250 para alugar um reboque e levar o carro de Deodoro até São Gonçalo.
No interior, os carros roubados são devolvidos apenas com um documento de registro de ocorrência, mas sem que o roubo tenha recebido a saída do sistema. Toda a documentação é enviada por malote para a capital e só então é analisada. Não há um sistema informatizado para dar "baixa" no registro de roubo do veículo. Todo esse trâmite demora, em média, um mês, segundo a Polícia Civil. Para agilizar o processo, segundo a Corporação, seria preciso instalar outro espaço para recuperação de carros no interior. Ainda de acordo com a polícia, o Pátio Legal é um a parceria da Secretaria de Segurança com uma associação de seguradoras, e foi essa concessionária que criou um sistema mais ágil para devolver os carros roubados.
CBN