Alexandre não esconde a revolta: “Se não pagarmos os impostos, não podemos nem carregar o caminhão para fazer nenhum tipo de transporte, mas não estamos vendo o retorno em investimentos na infraestrutura do estado”.
Ele destaca que existem pontos críticos em que é necessário engatar a primeira marcha para atravessar, e clama por socorro: “Estamos tendo muito prejuízo com a manutenção dos caminhões”. Segundo ele, ao longo do percurso sempre existem veículos parados por problemas mecânicos devido às péssimas condições de tráfego da rodovia.
Durante a última safra, a Prefeitura de Paranatinga colocou os seus maquinários na rodovia fazendo a recuperação de pontos críticos e inclusive serviço de cascalhamento em alguns trechos a fim de dar suporte aos produtores para o escoamento de grãos, além do transporte de cargas vivas que abastecem o frigorifico local.
Equipamentos de uma empreiteira até foram colocados na rodovia para iniciar os trabalhos de asfaltamento no início do ano, mas por falta de empenho do governo do Estado a empreiteira abandonou a obra.
Associação Pró-logística de Paranatinga foi criada recentemente com membros de várias entidades no município e no momento está procurando resolver os problemas da MT-30 entre Paranatinga a Primavera do Leste e a seguir vai procurar ver a situação da 020, segundo relatou o seu presidente.
O município de Paranatinga possui mais de 3.000 km de vias vicinais para que a prefeitura possa fazer manutenção e preservação, sendo assim praticamente impossível ainda colocar os seus maquinários em vias estaduais, a exemplo da 020 e 130. (Paranatinga News)
Começa o ‘Estradeiro’ pela BR-242
Com a planilha de recomendações feitas há um ano, ao fim do Estradeiro da BR-242, em mãos, a equipe do Movimento Pró-Logística voltou a campo no dia 1º de julho para checar o status atual da pavimentação da rodovia, que corta boa parte da região Nordeste de Mato Grosso. Entre os pontos mais importantes do check-list, estão adequações sugeridas em diversos trechos e a implantação de pontes em trechos.
Entre os municípios visitados neste Estradeiro, estão Sorriso, Água Boa, Nova Xavantina, Nova Ubiratã, Gaúcha do Norte e Querência. A comitiva reúne 18 participantes e é coordenada pelo Movimento Pró-Logística, que por sua vez é presidido pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
O foco principal é verificar as condições de trafegabilidade das rodovias percorridas e a qualidade das obras dos governos federal e estadual. A rodovia já está pavimentada entre Sorriso e a comunidade de Vila Santiago do Norte, distrito de Paranatinga, sendo que 82 km entre os municípios de Sorriso e Nova Ubiratã contam com a manutenção da concessão gerida pela associação de produtores da região. O único pedágio desse trecho concessionado localiza-se no entroncamento da BR-242 com a BR-163.
O trecho que ainda não foi pavimentado, de Vila Santiago do Norte a Querência, é composto por três lotes que serão licitados até o final de 2014. A pavimentação desse trecho é fundamental para a região leste do estado, porque interligará a BR-163 à BR-158 – duas importantes vias para o escoamento agrícola de Mato Grosso.
Um dos problemas identificados em 2013 é a ausência das pontes entre Nova Ubiratã e Vila Santiago do Norte, o que aumenta o risco de acidentes no local. O trecho original é de 154 km, mas com os desvios das pontes a rota ganha aproximadamente 35 km a mais. (Com Assessoria)