Nacional

Motoristas já estão no quinto dia de greve em Recife

 
Os grevistas chegaram a fazer barreiras em terminais de ônibus  impedindo motoristas que queriam trabalhar de exercer a função. Segundo a Urbana-PE (sindicato patronal), algumas das 18 empresas da região começaram a contratar trabalhadores do cadastro reserva para substituir os grevistas. A Urbana-PE não soube informar quantos são os funcionários recém-contratados nem o que será feito com os trabalhadores que continuam parados. Via assessoria, afirmou que, como a greve é ilegal, as empresas têm amparo para demitir e cortar ponto.
 
Na terça-feira (2), o Tribunal Regional do Trabalho arbitrou o reajuste salarial da categoria em 7% e determinou a volta ao trabalho. Os rodoviários queriam 33% de reajuste, enquanto as empresas ofereciam 3%. Ligado à CSP-Conlutas, um grupo de oposição à atual direção do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco liderou a continuação da greve, contrariando a decisão judicial, o que levou a diretoria do sindicato a aderir também.
 
O sindicato patronal afirmou que a fase de negociações já acabou. De acordo com a entidade, com o auxílio da polícia, a maior parte da frota está rodando normalmente nesta sexta-feira.
 Uma funcionária do sindicato informou que a diretoria está em passeata pelas ruas do Recife nesta tarde. Segundo as empresas de ônibus, o sistema transporta por dia 2 milhões de pessoas na região metropolitana, em 3.000 ônibus. A Secretaria de Defesa Social do Estado informou que, apesar de a PM estar na rua para garantir a circulação dos veículos, não houve incidentes graves envolvendo os grevistas.
 
 
 
 
 
 
Fonte: Folha Online
Foto: Ilustração

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus